Terras Puras

3
11713

Terra Pura é o lugar mágico onde entendemos que as dores surgem dos nossos apegos e nossos apegos surgem das nossas alegrias e nossas alegrias prometem nos afastar das dores e seguimos em ciclos sem fim. Entendemos que as dores, apegos e alegrias estreitam a mente e o coração e disso surgem identidades aparentes, flutuantes, baseadas justo em nossas dores, apegos e alegrias, em bolhas estreitas de realidades cíclicas e frustrantes.

Como uma mãe que se alegra com as tarefas de cuidar de seu filho, os bodisatvas que vivem em Terras Puras reconhecem essas bolhas estreitas onde os seres se debatem, vivem junto desses seres, ao mesmo tempo estão livres. A energia dos Bodisatvas vem da compaixão de sua mente, a compaixão de sua mente vem de sua abertura, da amplidão de seu interesse e compreensão – bodicita.

Em meio ao isolamento e quarentena há os que produzem, transportam e trazem até nós os alimentos, remédios e tudo mais que precisamos. Há os que nos informam constantemente de tudo. Há os que cuidam amorosamente dos que adoeceram. Há os que lidam com os mortos. Há os que cuidam da segurança e emergências. Há os que se dedicam a pesquisar e criar soluções em muitos diferentes campos para que as dores se reduzam e estejamos todos protegidos. Há os que coordenam tudo e ajudam para que todos estejam atendidos e apoiados. A energia deles vêm da compaixão e do interesse pelo demais.

Neste momento esses são os heróis. Nossos olhos vão para eles. Nossa mente se amplia junto com a mente deles que também se amplia. Nossa habilidade de sobreviver vem da amplidão das mentes de cada um. As mentes estreitas, auto centradas que já não produzem bons resultados em tempos comuns, em tempos de dificuldades se tornam muito frágeis e sem resiliência.

As prioridades usuais econômicas, políticas e adversariais empalideceram e perderam a força. O paradigma econômico se revelou totalmente incapaz de lidar com as circunstâncias. Os entes financeiros em lugar de mostrar sua pujança e poder, logo se revelaram inviáveis e competem pela ajuda que as pessoas necessitam. Os governos tiveram que abandonar rapidamente as visões econômicas e substituí-las pela compaixão, visão ampla e criatividade.

A vida está a se reinventar. A visão de cada um está mais ampla. A auto organização, reencantamento se espalham rapidamente. A rede se amplia. As escolas e universidades fecharam, os templos fecharam, os treinamentos pararam, mas seguimos aprendendo como nunca antes, e ficamos mais inteligentes. Essa energia logo se transferirá para a construção de uma civilização sustentável e equilibrada. Estamos mais próximos das Terras Puras. Nada será como antes.

3 COMENTÁRIOS

  1. Muito bom ler os textos de um Lama tão envolvido na sociedade. O entendimento das coisas depende do quão abertos estamos com as transformações que estamos vivenciando.
    Gratidão sempre aos ensinamentos!

  2. “Estamos mais próximos das Terras Puras. Nada será como antes.”
    Abençoadas sejam as tuas palavras!
    Que possamos seguir no caminho com perseverança e compaixão para ajudar nessa transição.
    Grande abraço!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui