O Darma do Buda no Mundo

Linha Temática

O Darma do Buda no Mundo

Essa linha temática contém as gravações dos ensinamentos do retiro organizado pela Sanga Cebb de Belo Horizonte mas que, devido a situações externas, foi oferecido de modo remoto pelo Lama Padma Samten desde o templo do Cebb Caminho do Meio em 13 e 14 de março de 2020.

A abordagem inicia com a visão das dificuldades do samsara e segue com a geração de Bodicita, os vários tipos de ensinamentos e linhagens, a linguagem das Dakinis, abordagem das inteligências coletivas e finaliza com perguntas e respostas que incluem os temas da contemplação, do poder das flores e da primavera, a compreensão dos doze elos da originação dependente e sobre como ajudar os jovens em sofrimento psi.

Índice

Capítulo 1 – Contexto dessa Linha Temática
Capítulo 2 – A Contemplação da Roda da Vida e do Samsara
Capítulo 3 – A Primeira Nobre Verdade Apresentada pelo Buda
Capítulo 4 – A Segunda Nobre Verdade
Capítulo 5 – Como o Buda Contempla e Vê o que Vê
Capítulo 6 – Visão Geral do Samsara, a Liberação é Possível
Capítulo 7 – Geração de Bodicita
Capítulo 8 – Bodicita é o Caminho
Capítulo 9 – O Quinto Passo do Nobre Caminho do Buda
Capítulo 10 – Contemplação do Corpo
Capítulo 11 – Todos os Seres tem a Natureza Búdica
Capítulo 12 – O Samsara das Inteligências Coletivas

Capítulo 1

Contexto dessa Linha Temática

Porque o sofrimento é natural e a felicidade é difícil? Quais as causas do sofrimento e como a liberação pode ocorrer? O que é o sofrimento estrutural e o que é o sofrimento comum? Como a criação do sofrimento se dá em nível individual e nível coletivo através das bolhas? Como o mundo se configura aos nossos olhos enquanto indivíduos e enquanto grupo? Como a ignorância (avydia) surge enquanto pensamento coletivo? Como Bodicita surge da contemplação das três primeiras nobres verdades, potencializando o nascimento no lótus e o surgimento dos meios hábeis no nível individual e no nível coletivo?

Voltar ao Índice

Capítulo 2

A Contemplação da Roda da Vida e do Samsara

Roda da Vida, os três venenos, os três animais. Definição do samsara. Seis reinos do Samsara. A consciência búdica é a base de manifestação de todos os seres. A compreensão da primeira nobre verdade do Buda. Importância da contemplação desses ensinamentos na nossa própria vida. Importância de manter uma visão crítica com relação aos próprios ensinamentos.

Voltar ao Índice

Capítulo 3

A Primeira Nobre Verdade Apresentada pelo Buda

Primeira nobre verdade, o sofrimento estrutural e conjuntural, a compaixão e a grande compaixão.

Voltar ao Índice

Capítulo 4

A Segunda Nobre Verdade

As causas do sofrimento: a ignorância, a avareza e a raiva.
A originação dependente, os doze elos, upadana, desejo e apego.
Como liberar os doze elos um a um ou liberando por retornar do último ao primeiro e ultrapassar a ignorância avydia/moha.

Voltar ao Índice

Perguntas e Respostas

Caminhos Budistas Superiores e Inferiores
O Carma na Relação com os Doze Elos
Clique AQUI para ouvir

Capítulo 5

Como o Buda Contempla e Vê o que Vê

O contexto dessa abordagem. Como nos movimentamos no mundo e convergimos para inteligências lúcidas e meritórias através do caminho.

Voltar ao Índice

Capítulo 6

Visão Geral do Samsara, a Liberação é Possível

Os problemas verdadeiros estão nos três venenos, não são as pessoas. As identidades mudam, os venenos e bolhas se transferem, transmigram e seguem operando em outras pessoas. Nosso foco é a base primordial onde tudo surge. Focamos essa base e reconhecemos o que somos. A liberação é possível. Atrás de todas as fixações há a base primordial livre. A prisão é limitada, não é absoluta. A manifestação das aparências dos três venenos é episódica. A natureza primordial é incessante. Todos os ensinamentos convergem para esse ponto, aqui também.
A liberação é possível, e Bodicita se torna a base dos meios hábeis do caminho.

Voltar ao Índice

Capítulo 7

Geração de Bodicita

O sofrimento é construído, os comportamentos intempestivos surgem naturalmente. Não há culpados, não há como acusar as pessoas de seus comportamentos. Não temos inimigos. A energia da compaixão e da grande compaixão surgem – Bodicita é a base do caminho de oito passos do Buda. Nascimento sobre o lótus. Convite para contemplar e reconhecer a capacidade bodicita dos outros seres humanos e dos animais.

Voltar ao Índice

Capítulo 8

Bodicita é o Caminho

Com Bodicita não surgem os impulsos das dez ações não virtuosas que, de outro modo seria muito difícil evitar uma vez que surgem naturalmente nas nossas vidas. Todos seres estão naturalmente livres de culpa, estão armadilhados pelos três animais, os três venenos. Bodicita é estar além dos três venenos – assim seguimos o caminho de lucidez. Bodicita é o resumo dos oito passos do nobre caminho do Buda, que é a quarta nobre verdade.

Voltar ao Índice

Capítulo 9

O Quinto Passo do Nobre Caminho do Buda

As dez ações não virtuosas são geradas pelas emoções perturbadoras correspondentes aos seis reinos, potencializados pelos três venenos. O caminho internalizador, o caminho externalizador. Rigpa, SatipathanaSutta. A contemplação impulsiona o caminho.

Voltar ao Índice

Perguntas e Respostas

As Cinco Energias (Lung)
Clique AQUI para ouvir

Capítulo 10

Contemplação do Corpo

As disposições de corpo guardam em suas manifestações as estruturas todas do samsara, através dos sentidos físicos e da mente. As cinco energias flutuam diretamente com as disposições de corpo. Sem haver a clara lucidez com respeito a essas experiências, seguiremos flutuando entre lucidez e confusão. Na linha temática do SatipathanaSutta há um roteiro detalhado para o aprofundamento da lucidez com respeito ao corpo e às disposições de corpo.

Voltar ao Índice

Capítulo 11

Todos os Seres tem a Natureza Búdica

É essencial contemplar a mente dos outros seres, suas limitações, sofrimentos e liberdade ilimitada. Localizar os múltiplos exemplos de como eles são exatamente como nós. Do mesmo modo as inteligências coletivas.

Voltar ao Índice

Perguntas e Respostas

Como Aproveitar o Tempo de Quarentena
O que é e como Contemplar
Clique AQUI para ouvir

Capítulo 12

O Samsara das Inteligências Coletivas

As inteligências coletivas por vezes se colocam como predadoras da existência dos próprios seres. Essas inteligências trazem uma certa naturalidade das aparências condicionadas do mundo. A primavera que se aproxima por Bodicita e das três primeiras nobres verdades. Centros de retiro, contemplação e trabalho agora já existem como opções nas nossas vidas.

Voltar ao Índice

Perguntas e Respostas

O Poder da Flor
Os Doze Elos na Vida
Como ajudar os Pacientes em Sofrimento Psi
Clique AQUI para ouvir