Michel Lowy explica por que Francisco é rebelde (Outras Mídias)

0
502
Papa Francisco
Papa Francisco

por Michel Lowy
publicado em Outras Mídias

Max Weber observou a profunda aversão da Igreja ao capital, novo ídolo na era moderna. Jorge Bergoglio resgata corrente anticapitalista – e não marxista – que propõe crítica radical à crise causada pelos modelos alienados de produção e consumo

A hipótese de Max Weber

Max Weber argumentava, em seu célebre ensaio de sociologia das religiões, que a ética protestante era favorável ao desenvolvimento do capitalismo, especialmente na Inglaterra e nos Estados Unidos; encontramos uma hipótese análoga, meio século antes, em certos escritos de Marx (em especial, nos Grundrisse). Todavia, neste mesmo texto, Weber sugere que a ética católica era, ao contrário, fundamentalmente hostil ao espírito do capitalismo.

Em uma nota de rodapé, no contexto de uma polêmica contra os trabalhos de Franz Keller, ele afirma que as tomadas de posição da Igreja Católica em relação ao capitalismo enquanto tal são determinadas por uma “aversão tradicionalista, sentida o mais das vezes de forma confusa, contra o crescente poder impessoal do capital – dificilmente suscetível, por isso mesmo, de eticização”

Leia o texto completo no site Outras Mídias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui