Lançamento Gaia Education RS 2020/2021 | Palestra “Reconectar-se com a vida” com Lama Padma Samten

0
44

No dia 3 de setembro, Educação Gaia RS (Instituto Nhandecy) convidou Lama Padma Samten para a palestra “Reconectar-se com a vida” como abertura da 5a edição do Programa Educação Gaia RS.

Nesta palestra, Lama Padma Samten iniciou falando sobre a Abordagem Complementar, passou pelas Abordagens Individual e Coletiva e finalizou com as alguns exemplos de como podemos transformar a visão.

Nós conversamos 1 a 1 e nos conhecemos, 2 a 2, 4 a 4, 8 a 8 e nós sonhamos, contamos os nossos sonhos uns para os outros e nós convergimos para sonhos também sobre o que fazer. Então quando nós geramos sonhos coletivos e brota a energia de movimento, então nós já estamos construindo outro mundo. Quando as flores aparecem na velha ameixeira, não são só as flores, aparece a energia inseparável dessas flores, essa energia vai nos colocar em marcha e vai nos ajudar a construir esse mundo. E nesse sentindo, a noção de saúde se transforma, a sensação de educação se transforma, nós somos capazes de trabalhar com projetos voltados a visões elevadas, nós desenvolvemos visão de longo prazo, visão ampla geográfica e de tempo também, geramos outras visões de economia e especialmente de riqueza não financeira.

Riqueza não financeira diz respeito a nossa tranquilidade, a capacidade de apreciar a beleza, a capacidade de podermos nos relacionar com tempo e com apreciação uns com os outros, também com o ambiente e com os outros seres. Então desse modo nós podemos construir outros mundos.”
– Lama Padma Samten


SOBRE O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO GAIA – DESIGN PARA A SUSTENTABILIDADE
O Programa de Educação Gaia foi criado por um consórcio de educadores denominado “GEESE” (Ecovillage Educators for a Sustainable Earth) que tem se reunido desde 1998 em diversos países com o objetivo de formular um currículo holístico e transdisciplinar de educação para a sustentabilidade. Suas raízes estão nas experiências e lições aprendidas pelas ecovilas mais bem sucedidas de várias partes do mundo, que estão desenvolvendo comunidades sustentáveis em áreas e rurais e urbanas.

O Gaia Education é um membro do Programa de Ação Global da UNESCO (http://www.gaiaeducation.org/index.php/en/how/global-action-programme) e um participante ativo da família de ONGs associadas do seu Departamento de Informação. Acontece em mais de 40 países, criando espaços de reflexões, geração e trocas de saberes para realização de projetos de transformação pessoal e comunitária em favor da promoção da cultura ecológica. É chancelado pela ONU e representa uma ação do Pacto com a Unesco pelos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). 

O Programa é organizado com uma combinação de reflexões teóricas com atividades práticas, que potencializa o empoderamento dos indivíduos, organizações e comunidades com o conhecimento necessário para o redesenho sustentável de suas realidades. Com essa proposta, o Educação Gaia busca educar para a transição para uma cultura sustentável, de alcance global e aplicação local.

Clique aqui e saiba mais: http://institutonhandecy.org.br/programa-de-educacao-gaia-rs-2020-2021/

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui