por Revda. Dra. Lilian Conceição da Silva

O Abraço Negro é a Pastoral Afro da Diocese Meridional,  em atenção à decisão do último Sínodo Geral da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, realizado em junho de 2018, que assumiu a Década de Afrodescendentes (2015-2024) como pauta prioritária na IEAB.

Todas as atividades da Pastoral são educativas e têm como principal pressuposto teórico a Hermenêutica Bíblica Negra, buscando instrumentalizar lideranças para o enfrentamento ao racismo. 

O Abraço Negro tem parcerias com o Centro Ecumênico de Cultura Negra (CECUNE), com as Organizações de Mulheres Negras, e tem estreitado o diálogo inter-religioso com outras tradições cristãs e suas pastorais afro, bem como com tradições de matrizes africanas.

O diálogo com quilombos e povos indígenas é também um dos objetivos da Pastoral, que se propõe a fortalecer o conceito de “Igreja Segura” também para esses grupos em grave situação de acúmulo de vulnerabilidades.

A Pastoral teve início no dia 25 de julho deste ano, Dia da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha. Desde então têm sido ofertadas agendas mensais de formação, sobre Hermenêutica Bíblica Feminista Negra; Fundamentalismos Religiosos e Racismo Religioso; A Presenca Africana na Bíblia; e a próxima agenda será sobre interpretações de textos sagrados a partir de Hermenêuticas e Exunêuticas, como instrumentos de enfrentamento ao racismo. Imperdível!

 

Fonte: DIÁRIO DE VIAMÃO Originalmente publicada em 13/11/2019

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui