Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Conexão Bodisativa | Celebração de 30 anos

4 de outubro de 2020 @ 16:00 - 17:00

CELEBRAÇÃO DOS 30 ANOS DE BODISATVA

Na primavera de 1990, nascia em Porto Alegre a primeira edição da Revista Bodisatva. A produção desta revista, que é considerada a primeira dedicada ao pensamento budista no Brasil, acontecia sempre após as sessões de zazen. Na mesma sala onde professores do budismo Zen – como o Mestre Tokuda – ofereceram as bênçãos de sua prática, e que receberia no futuro o próprio Chagdud Rinpoche e vários outros mestres tibetanos, um pequeno grupo de praticantes se reunia para decidir sobre o que é importante publicar e como fazê-lo.

O Lama Padma Samten, na época ainda Alfredo Aveline, o jornalista José Fonseca e alguns colegas de sanga assumiam todo o trabalho que envolve fazer um conteúdo chegar ao leitor: seleção de textos, tradução, redação, revisão, diagramação, venda e distribuição, comunicação com assinantes, revendedores e muito mais. Era um trabalho pioneiro e heroico e é sempre uma alegria ouvir detalhes dessa história, que tem um lugar importante na própria história do budismo no Brasil.

A comemoração dos 30 anos da Bodisatva relembrará o começo dessa jornada. Nossos convidados de honra são, além do Lama Samten e de José Fonseca, fundadores da revista, o monge zen e idealizador do Instituto Maitreya, Celso Marques. Com eles, vamos conversar sobre as transformações do budismo no Brasil ao longo desse tempo.

O evento é gratuito e vai ser transmitido ao vivo no canal da Bodisatva no Youtube. O link é o https://www.youtube.com/revistabodisatva

Detalhes

Data:
4 de outubro de 2020
Hora:
16:00 - 17:00