Emergência Climática: ciclos de feedback

0
79
Dalai Lama e Greta Thunberg
Dalai Lama e Greta Thunberg



Os efeitos da mudança climática induzida pelo homem colocaram em movimento ciclos de feedback constantes e que estão acelerando o aquecimento global. O que pode ser feito para diminuir essa ameaça antes que seja tarde demais?

No dia 10 de janeiro, às 00:30 (de sábado para domingo), Sua Santidade o Dalai Lama, a ativista do clima Greta Thunberg e importantes cientistas debatem sobre os ciclos de feedback e as etapas para enfrentar este conjunto urgente de desafios.

Diana Chapman Walsh será a moderadora e a conversa será baseada em uma nova série de curtas, “Climate Emergency: Feedback Loops”, narrado por Richard Gere.

Esta iniciativa é da Mind & Life Institute, que transmitirá o evento em inglês em seu canal no Youtube.

A Tibet House Brasil transmitirá a conversa de Sua Santidade Dalai Lama com a Greta Thunberg pelo facebook em português.

Já é possível assistir todos os curtas com legendas em 20 idiomas incluindo o português do Brasil, confira abaixo os cinco episódios:
(Cloque nas configurações do vídeo para selecionar o idioma)

Acesse o site FeedBack Loops Climate, confira todos os vídeos e acompanhe os eventos relacionados.

Parte 1: Introdução

As emissões de combustíveis fósseis resultantes da atividade humana estão fazendo a temperatura da Terra subir — contudo, algo mais está em ação: o aquecimento desencadeou os próprios ciclos de feedback da natureza, que estão fazendo a temperatura subir ainda mais.

A pergunta urgente é: estamos nos aproximando de um ponto sem retorno, que levará a uma Terra inabitável, ou temos a visão e a vontade de desacelerar, interromper e reverter isso?

Parte 2: Florestas 

As florestas do mundo são responsáveis pela remoção de um quarto de todas as emissões humanas de carbono da atmosfera e são essenciais para o resfriamento do planeta. Mas essa parcela está diminuindo à medida que as três principais florestas do mundo — tropical, boreal e temperada — sucumbem aos efeitos dos ciclos de feedbacks climáticos.

As mortes de árvores resultantes disso ameaçam fazer com que as florestas deixem de ser de absorvedoras de carbono para se tornarem emissoras de carbono, aquecendo o planeta ao invés de resfriá-lo.

Parte 3: Permafrost

A Permafrost (ou Pergelissolo em português) é uma extensão de solo congelado que cobre um quarto do hemisfério norte, e ela está descongelando. Enquanto isso acontece, animais microscópicos estão acordando e se alimentando de carbono anteriormente congelado, que está armazenado em restos vegetais e animais congelados, liberando gases que retêm o calor como subproduto.

Esses gases aquecem ainda mais a atmosfera, derretendo mais permafrost, em um perigoso ciclo de feedback. Com a permafrost contendo duas vezes mais carbono do que a atmosfera, seu degelo poderia liberar 150 bilhões de toneladas de carbono até o final do século.

Parte 4: Atmosfera

O aquecimento global está alterando drasticamente os padrões climáticos da Terra. Uma atmosfera mais quente absorve mais vapor de água, o que, por sua vez, retém mais calor e aquece ainda mais o planeta em um ciclo de feedback cada vez mais rápido.

A mudança climática também está perturbando a corrente de jato (um tipo de corrente de ar), desencadeando um ciclo de feedback que traz ar quente para o norte e faz com que os padrões meteorológicos fiquem parados por mais tempo.

Parte 5: Albedo

A refletividade da neve e do gelo nos pólos, conhecida como efeito albedo, é um dos mecanismos de resfriamento mais importantes da Terra. Mas hoje, esta refletividade está sendo ameaçada pelo aquecimento global, à medida que a neve polar e o gelo derretem, reduzindo a capacidade do planeta de refletir a luz solar e desencadeando um perigoso ciclo de aquecimento: conforme mais gelo derrete, a refletividade diminui, o Ártico se aquece e mais gelo derrete.

O volume de gelo no Ártico diminuiu 75% nos últimos 40 anos, e os cientistas preveem que o gelo de verão lá desaparecerá completamente até o final do século.

Leitura adicional

  • Textos do Dalai Lama no site bodisatva.com.br clique aqui.
  • Texto de Greta Thunberg no site bodisatva.com.br clique aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui