Dia da Consciência Negra: Entenda o feriado do dia 20 de Setembro

0
541
Dia de Zumbi dos Palmares

por FALA!UNIVERSIDADES

O Dia da Consciência Negra, também conhecido como Dia de Zumbi dos Palmares, é comemorado no dia 20 de novembro e foi instituído oficialmente pela Lei nº 12.519, no dia 10 de novembro de 2011. O feriado remete a morte do Zumbi dos Palmares, importante figura de resistência negra na época do Brasil Colonial, além de a ocasião aclamar a inserção do negro na sociedade brasileira.

O primeiro Estado a considerar o Dia da Consciência Negra um feriado foi o Alagoas, em 1955, terra natal do Zumbi Dos Palmares. A representação do dia ganhou força a partir de 1978, quando surgiu o Movimento Negro Unificado (MNU) no país, e transformou a figura de Zumbi como um símbolo da luta e resistência dos negros escravizados.

Dia da Consciência Negra

A data passou a ser um feriado escolar em 2003 e oito anos depois, em 2011, a então presidente Dilma Rousself deu âmbito nacional a data. O Dia Da Consciência negra é um feriado comemorado em cerca de mil cidades em todo o Brasil. Nos estados do Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio de Janeiro o Dia de Zumbi dos Palmares é reafirmado através de decretos estaduais.

Quem foi Zumbi dos Palmares?

Líder do Quilombo dos Palmares, sociedade formada por escravos fugitivos das fazendas, tornando o Zumbi dos Palmares uma figura referência na luta contra a escravidão. Tendo por volta de trinta mil habitantes enquanto Zumbi foi líder, nos quilombos, os negros viviam livres, produzindo tudo o que precisavam para sobreviver.

Zumbi dos Palmares foi assassinado pelo bandeirante Domingos Jorge Velho, após uma guerra entre os portugueses e os escravos refugiados no quilombo. Aos 40 anos de idade, foi degolado em 20 de novembro de 1695, após ser traído por ex-companheiro e entregue aos bandeirantes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui