Quatro Reflexões Budistas à Beira do Novo Ano

Inaugurando sua coluna aqui na AÇÃO PARAMITA, o Lama Padma Samten compartilha conosco algumas boas reflexões para este ano que começa.

2
1349
  1. OS OBSTÁCULOS EXISTEM EM TODAS AS INSTÂNCIAS E ATIVIDADES, NÃO DEIXE SUA MENTE SE ABALAR. >>> Mantenha livre a capacidade de pensar e agir. Atingido pela raiva, não se torne raivoso. Atingido pela adversidade e por intenções negativas, não gere intenções negativas. Evite estreitar sua visão. Como poderiam os educadores, os ecologistas, os pais, os curadores, os psicólogos proteger a natureza e os seres abalados, se não mantendo a estabilidade, liberdade e brilho de sua energia?

2. ENTENDA OS OUTROS EM SEUS MUNDOS POR VEZES ESTREITOS, ONDE ESTIVER, PROCURE ACALMÁ-LOS. >>> Ajude-os a serem menos responsivos, a desenvolverem a capacidade de olhar suas vidas de forma mais ampla. Ajude-os a reconhecerem as consequências de suas ações. Se não assim, como viver melhor com seus familiares, com seus amigos e amigas? Como lidar com os que neste momento, como assaltantes impiedosos, queimam as florestas, matam, se apossam, expulsam, impactam a vidas de incontáveis seres?

3. DESENVOLVA MEIOS HÁBEIS QUE AJUDEM A POTENCIALIZAR AS QUALIDADES POSITIVAS DAS OUTRAS PESSOAS. >>> Como ser um bom pai ou uma boa mãe de outro modo? Como ser um bom filho, um bom amigo se não assim? Essa é a função dos educadores e ativistas sociais. É a forma delicada e feliz de uma avó ou um avô agir, com seus netos, com seus filhos, com seus vizinhos. Veja as qualidades presentes nos outros.

4. PARA BENEFÍCIO DAS PRÓPRIAS PESSOAS E OUTROS SERES ENGAJADOS EM AÇÕES NEGATIVAS, AJA FIRMEMENTE PARA INTERROMPE-LAS, NO LIMITE DE SUAS POSSIBILIDADES. >>> Não os olhe como inimigos, mas como os amigos de mais adiante. Essa é a forma hábil dos ativistas sociais, dos políticos engajados na ação verdadeira de beneficiar a todos, também dos indígenas e minorias sob pressão, dos homens e mulheres que se empoderam e olham de modo amplo no espaço e no tempo.

Você não endireitará o mundo, mas sentirá que está vivo e que a vida tem sentido em ser vivida junto com todos os outros seres.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui